De 16 a 19 de maio de 2011

"Raprepente: poesias vocais contemporâneas"

MINISTRANTE: Marcia Felix da Silva Cortez
CARGA HORÁRIA: 9 horas\aulas .

Plano do mini-curso

EMENTA:

Os participantes deste mini-curso vivenciarão atividades que os levarão a compreender as principais considerações teóricas de Paul Zumthor sobre Oralidade e Perfomance da Voz; conhecerão elementos estéticos e contextuais de duas formas de poesias vocais da nossa contemporaneidade: o rap e a cantoria nordestina e verão que, na proposta artística de alguns poetas, elas podem dialogar.
Assim, através das análises de textos verbais, sonoros e visuais; produções textuais; apresentações de documentários, musicais e DVDs e leituras poéticas os envolvidos compreenderão as especificidades textuais dessas duas expressões artísticas.

Conteúdo Programático:

1º Encontro (17/05 – terça-feira)
- Em torno das questões de Literatura, Oralidade e Poetas da Voz.
- Da antropofagia oswaldiana ao mangue beat
- Apresentação de slides e músicas.
- Apresentação de trechos do DVD O poeta do sertão, sobre Patativa do Assaré.
2º Encontro (18/05 quarta-feira)
- Os Poetas da Voz nas canções de rap.
- Algumas modalidades de rap com apresentação de clipes sobre performances de rap.
- Apresentação do documentário e curta “Caju e Castanha contra o encouraçado Titanic”
- As modalidades da cantoria de viola, o cordel e a embolada.
- A embolada-rap do grupo Faces do Subúrbio e o a cantoria de Oliveira de Panelas com Kalyne Lima.
- Apresentação de músicas para análise.
3º Encontro (19/05 quinta-feira
- Rap e repente: Poesias do acontecimento
- Os desafios de rima no repente e no rap, apresentação de registros do DVD Canções de rap e a cultura nordestina.
- O encontro poético do grupo Confluência (PE) e Ivanildo VilaNova
- Apresentação de músicas para análise.

RECURSOS E MATERIAIS: Quadro e giz; Xérox; Datashow ou Som + TV + DVD + retro-projetor

BIBLIOGRAFIA
BOAVENTURA, Maria Eugênia. A Vanguarda antropofágica. São Paulo: Ática, 1985.
CAMPOS, Augusto de. Poesia: antipoesia, antropofagia. São Paulo: Cortez, 1978
CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas – Estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Ana Regina Lessa. 4 ed. São Paulo: Edusp, 2006.
CASCUDO, Luís da Câmara. Literatura oral no Brasil. 2 ed. São Paulo: Global, 2006.
CASSEANO, Patrícia, MIRELLA, Domenich & ROCHA, Janaina. Hip Hop - A Periferia grita. São Paulo: Editora Fundação Luis Abramo, 2001.
HERSCHMANN. Micael. (org.) Abalando as estruturas – Funk e Hip Hop – globalização, violência e estilo cultural. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
MOYLAN, Tom. “Utopia e pós-modernidade – seis teses”. Leitura – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Ufal. Maceió: Edufal, 2003.
QUEIROZ, Amarino Oliveira de. Ritmo e poesia no nordeste brasileiro: confluências da embolada e do rap. Feira de Santana: UEFS, 2002.
TINHORÃO, José ramos. Música Popular: Um tema em debate. 2 ed. São Paulo:editora 34, 1997.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
______________ . Introdução à poesia oral. São Paulo: Hucitec, 1997.
_______________. Escritura e nomadismo. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.
______________. Performance, recepção e leitura. 2 ed. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Fontes Orais
ANJOS REBELDES. Paraíso Interno. João Pessoa, 2007. (canção não fonografada).
CONFLUÊNCIA. Nordestinação. Myspace, 2008
FACES DO SUBÚRBIO. Perito em rima. Ceará: CD / Nordeste Digital Line, 2005.
REALIDADE CRUA. Realidade crua. João Pessoa: CD Demo, 2006.
Fontes Audiovisuais:
SALLES, Walter; TOMAS, Daniela. Caju e castanha contra o encouraçado Titanic. São Paulo: Trama Produtora, vídeofilmes, 2002.
APOCALIPSE 16. Paz nas quebradas, 2006.
GOG ; Lenine. A Ponte, 2006.
CORTEZ, Marcia Felix da Silva. DVD Canções de rap e a cultura nordestina, 2010.