Jorge França de FARIAS JR.
Professor Doutor de Lingüística
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Cada vez mais os diversos gêneros textuais estão sendo utilizados no ensino de língua, de um modo geral. Essa necessidade se dá pautada na perspectiva textual/discursiva que busca enriquecer o conteúdo da aprendizagem de língua aplicando uma base teórica e possibilitando um ensino-aprendizagem da língua portuguesa, especificamente, a partir de uma visão holística do texto. Tal perspectiva visa trazer à tona um amplo debate recorrente na academia de que na prática o ensino da língua portuguesa ainda está muito relacionado à gramática tradicional, descontextualizado da prática textual. Toda a discussão será feita a partir da noção de gênero textual de Michael Bakhtin (1922) e de múltiplos letramentos de Roxane Rojo (2009), além de levar em consideração as observações sobre o tema, presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Em um primeiro momento, o objetivo dessa discussão é apresentar atividades curriculares, no sentido de aplicação prática das questões teóricas discutidas em sala de aula. Em seguida, será observada a aplicação dos gêneros para a formação de educadores, professores de língua portuguesa e de literatura. Em suma, pretende-se mudar o cenário do ensino-aprendizagem de língua portuguesa no que toca a compreensão de textos, pautando-se no estudo e na prática dos gêneros textuais numa perspectiva do ensino da gramática contextualizada.
Palavras-chave: Ensino/Aprendizagem; Língua Portuguesa; Gênero Textual.